quarta-feira, 20 de abril de 2011

Frequência Cardíaca ou Cadência ?

Os corredores de rua tendem a utilizar a cadência (velocidade espressa em km/min) de sua corrida para conseguir controlar a intensidade de seus treinamento outros realizam seus treinamento com acompanhamento de um frequencimentro, trabalhando nas zonas alvo. Mas treinador qual a melhor forma de controlar meus treinamentos?
Ai entra o debate: ambos tem seus lados positivos.
A cadência tem o lado positivo de controlar exatamente o desempenho durante o treino. Isso tem a vantagem de em um dia motivante ou em um dia exaustivo, você se orienta pela sua performance, matendo seu treinamento adequado para aquele dia. Por outro lado isso pode tornar o treinamento "impossível", todos nós sabemos que é diferente correr na chuva, na ladeira, na terra, então se orientar pela cadência torna esses percursos mais desafiadores, gerando uma exigência muitas vezes improdutiva.

Já a frequência cardíaca sofre comumente alterações relacionadas a estresse, então em um dia mais desgastante sua frequência tende a subir um pouco (5-10bpm), mas é possível trabalhar tranquilamente se o treinador utilizar margem na sua prescrição. E a precisão do esforço fisiologico (o esforço que o treinamento está representando para o seu corpo) é maior, pois para você correr a 15km/h é diferente de uma outra pessoa correr a mesma velocidade.
Outra vantagem do frequêncimentro é que idependente de onde você quiser treinar, esteira ou rua ou parque é possível treinar tranquilamente, apesar de as esteiras mais modernas já possuírem indicadores de cadência também.

O mais importante é controlar seus treinamentos e planejalos para que todo treinamento seja realizado de maneira adequada. Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário